sexta-feira, 4 de maio de 2012

Eu X Balança

Preparem-se, porque o post vai ser gigante. :)

Já tem alguns anos que a minha batalha contra a balança começou. :(
Nunca fui uma criança gordinha.
Na verdade os meus problemas de peso começaram na adolescência, quando cheguei aos 68kg, mas em poucos meses voltei a pesar 60kg. Mesmo assim não estava satisfeita! Parte disso por causa da pressão familiar. Era cobrada para emagrecer mais 5kg. Vivia ouvindo a minha mãe dizer: Com a tua idade eu pesava 47kg! 
Que miséria!!!!
Depois de alguns anos estabilizei meu peso entre 62kg e 64kg. Mas quando se tem alguns quilos para perder, que problema tem 1kg a mais ou a menos?
Relaxei! 
Com o uso contínuo de um remédio, ganhei mais 20kg. o.o O problema é que só percebi a relação do aumento de peso com o uso do remédio depois de quatro anos, quando o estrago já estava feito. Isso porque não se ganha 20kg do dia para a noite, e só se percebe o aumento quando vamos à uma loja comprar uma roupa nova, mais precisamente calças jeans. Depois de percebido o desastre, procurei a minha médica e troquei a medicação, que me ajudou a parar de engordar.
Fiz várias dietas! Todas sem resultado duradouro.
Quando estava noiva, e a operação casamento havia sido iniciada, procurei um endocrinologista para me ajudar a emagrecer, pois já havia alcançado os 88kg. E, o médico me apresentou a Sibutramina! No começo foi uma maravilha!!!!! Começava a comer e parava, pois não aguentava comer muito, enjoava da comida, etc.
Com isso emagreci 8kg. Decidi continuar o tratamento depois do casamento, em Salvador, pois ainda faltavam alguns quilos... Foi aí que deu a doida! O remédio começou a fazer efeito contrário. A fome voltou e eu também voltei a engordar. Fiz uso contínuo de Sibutramina durante dois anos, e mesmo antes de parar com a medicação, que custava os olhos da cara, eu já havia engordado 12kg. Fiquei doida! Revoltada! Parei com a medicação e continuei engordando... Resultado: A Sibutramina me ajudou a perder 8kg, e a ganhar 24kg. Alcancei a marca dos 103kg. (Eu, que na adolescência, achava um absurdo pesar mais de 70kg!?)
Gente, isso é muito triste! Eu me sentia enganada, culpada... E até hoje estou pagando um preço alto por isso.
Daria tudo para voltar aos meus 60kg ou 64kg. Eu era gostosa e não sabia! rsrs
Há dois anos conheci o Vigilantes do Peso e comecei a ver o emagrecimento de uma forma mais possível e feliz. Se eu não estivesse tão rebelde e estressada para seguir o programa de forma adequada, teria emagrecido mais do que 3,4kg na época.
Voltei para o Vigilantes do Peso no ano passado, e nos primeiros meses emagreci 6kg, mas eu sou fogo! Depois de um mês de férias em Floripa, vivendo na esbórnia alimentar, recuperei 3,5kg. Apesar de tudo, o prejuízo não foi tão grande. O problema é que eu ainda não voltei para ritmo e empolgação que tinha antes das férias, o que atrasa e muito esse meu processo de emagrecimento.
Se eu tivesse conhecido o Vigilantes do Peso lá atrás, antes de conhecer a maldita Sibutramina, minha vida teria sido bem diferente.
Não sou obsessiva pelo corpo, e hoje penso apenas em conquistar um peso saudável, mas está difícil.
Há algum tempo atrás, vi uns blogs onde as mulheres se orgulhavam do seu corpo plus size. Sinceramente, eu não consigo me orgulhar do meu corpo atual, porque sei que não é saudável.
Não sou feliz com o meu corpo atual, mas nem por isso vou deixar de ter uma vida feliz...
Quando falo que quero ter filhos, as pessoas falam: Não achas que estás muito fortinha para engravidar? Que devias emagrecer antes?
Gente, eu já estou com 29 anos, até parece que eu não gostaria de emagrecer antes de ter filhos, mas será que os riscos de uma gravidez tardia não são maiores que uma gravidez acima do peso? Eu acredito que são. E não é porque se está com um peso saudável, que a mulher estará garantida de uma gravidez saudável. Uma de minhas primas, mesmo estando com o peso super saudável, teve pré-eclâmpsia e o bebê dela nasceu de 32 semanas...
Estar acima do peso e ser a gorda da família é a treva! Mas pior que isso é encontrar roupas para comprar... É sempre uma peregrinação, quando preciso de calças jeans. As camisas e os casacos apertam nos braços, as botas de cano longo não fecham... E se vou numa loja plus size me sinto magrinha. rsrsrs As roupas ficam gigantes, principalmente nos ombros. hahaha
Apesar da dificuldade, costumo encontrar as roupas que preciso!
Pior do que sair na maratona por uma calça jeans, ou de um casaco, é ter que ouvir as inúmeras receitas de emagrecimento, que todo mundo tem na ponta da língua, e se acha no direito de te dar. 
Já ouvi de tudo!
Segue a lista:
-Basta ter força de vontade! (Como se a força de vontade resolvesse tudo!)
-Troque todos os alimentos por integrais!
-Não coma chocolate!
-Corte todos os doces e carboidratos!
-Coma saladas!
-Coma frutas!
-Não coma frituras! Só coma grelhados, assados ou cozidos...
-Não beba nada durante as refeições!
-Beba um copo de água em jejum!
-Use oléo de coco!
-Faça a dieta da sopa, da proteína, da lua, dos pontos, dos líquidos...
-Não jante!
-Corra, nade, dance, faça boxe...
Ou a clássica: Basta ter uma alimentação equilibrada e praticar uma atividade física.
Meu marido, sempre engraçadinho, já criou também a sua receita de emagrecimento. rsrs
Basta beber um copo de água com uma brita, ou três colheres de areia, por dia, sempre aliado à uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios, que emagrece. hahahaha
Gente! Eu já sei o que precisa ser feito! E procuro fazer... Mas nem sempre é fácil! As tentações existem, e nem sempre é possível lutar contra elas. :) Se fosse fácil não existiria gente gorda.
Engraçado é que a maioria das pessoas que vem dar as dicas de emagrecimento nunca foram gordas, nem perderam uma quantidade considerável de quilos, ou estão tão gordas quanto eu, se não mais, e não põem em prática as suas receitas milagrosas de emagrecimento.
Apesar do pitacos não solicitados, vou seguir o programa  de reeducação alimentar do Vigilantes do Peso, que para mim dá certo.
Vou me levantando dos tropeços do caminho, e lutando contra o desânimo, que muitas vezes se faz presente. Afinal, a luta é longa e o caminho também não é fácil. :)


2 comentários:

  1. Oi Isis
    Parabéns pelo blog e particularmente por este post. Não desiste da tua luta, tá? Uma hora tu vence. Beijo, tia Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. :)
      Não desistirei não. Sei que a batalha é grande, mas um dia ela acaba. :)
      Beijos.

      Excluir